Ter o próprio negócio é o desejo de muitas pessoas que querem estabilidade financeira. E saber como funciona uma franquia pode ser o primeiro passo para alcançar esse objetivo. Afinal, esse modelo de negócio é ideal para quem tem dinheiro para investir, mas não sabe a melhor forma de começar. Para você que quer entender melhor sobre o funcionamento de uma franquia, reunimos neste post as principais informações acerca do assunto. Acompanhe!
Afinal, o que é uma franquia?
Como funciona uma franquia?
Quais são as taxas que precisam ser pagas?
Como deve ser a relação entre franqueador e franqueado?
Como é feita a escolha do ponto para montar o negócio?Como é feita a escolha do ponto para montar o negócio?
Quais são as vantagens de abrir uma franquia?
Afinal, o que é uma franquia?
Franquia é o termo usado para fazer referência à compra do direito de uso de uma marca e de seu processo produtivo. Por exemplo, imagine que você queira abrir uma franquia de clínica estética GiOlaser ou de vacinação como a Amo Vacinas. Nesse caso, é preciso comprar os direitos de franquia dessa empresa. Assim, você pode usar o sistema inteiro da marca para capitalizar com um nome que já é reconhecido no mercado.
Como funciona uma franquia?
Agora que você já sabe o que significa o termo, deve estar se perguntando sobre como funciona uma franquia. Primeiro, é crucial compreender as relações contratuais entre franqueador e franqueado. Afinal, conhecer todas as informações é essencial para investir com segurança. Isso porque as questões contratuais compõem os direitos e deveres de franqueador e franqueado e são fundamentais para que a relação flua da melhor forma possível para ambas as partes.
No contrato de aquisição da franquia está previsto que o franqueador esteja sempre ligado à marca, e o franqueado precisa seguir rígidamente todas as orientações do franqueador para que o negócio mantenha o seu padrão de qualidade. Ou seja, o franqueado não tem a permissão para alterar produtos ou serviços, pois estaria sujeito a arcar com multas.
Uma franquia é um negócio pronto, ou seja, aquele modelo já foi testado e aprovado e, por isso, o franqueado trabalha dentro dos padrões e das normas que foram estabelecidas pela empresa detentora dos direitos da marca. Os produtos, serviços e até mesmo o atendimento e modelo de gestão devem seguir os moldes da franqueadora.
Durante o período em que o franqueado está a frente do seu negócio, o franqueado paga um valor mensal de royalties, geralmente calculados sobre o seu faturamento bruto, como se fosse um aluguel para a marca, e taxas de promoção e propaganda — explicaremos com mais detalhes nos próximos tópicos.
Quais são as taxas que precisam ser pagas?
Outra dúvida comum de quem tem interesse em saber como funciona uma franquia diz respeito às taxas. A aquisição de uma franquia envolve uma relação entre duas pessoas: o franqueador, que vende os direitos do sistema do negócio, e o franqueado, que compra a franquia.
Essa relação é embasada em um contrato, que indica os direitos e os deveres que precisam ser cumpridos, inclusive com relação às taxas que devem ser pagas. A seguir, vamos entender como funciona cada uma delas. Veja!
Taxa de aquisição de franquia
A taxa de aquisição é um pagamento único feito pelo franqueado para adquirir a marca e todos os benefícios que ela oferece. Essa taxa depende do tamanho da instalação e inclui diversos aspectos como estrutura física, equipamentos, treinamento, assistência na escolha do ponto comercial, pacote promocional e direito de uso da marca.
Vale frisar que os gastos referentes à abertura e à manutenção da unidade não estão inclusos no valor de aquisição. Esses custos são os de aluguel do imóvel, contas de água, luz, internet e telefone, impostos fixos e o pagamento para os sócios e funcionários.
Royalties
A taxa de franquia não é o único pagamento que o franqueado deve pagar à franqueadora. Ainda é preciso pagar um valor periódico para continuar a usufruir o direito de utilizar a marca e também para receber o suporte necessário para que o seu negócio dê frutos.
Normalmente, essa taxa é cobrada por mês e as redes se baseiam no faturamento da unidade para calcular a porcentagem do valor a ser pago pelo uso da marca. Os valores podem variar de acordo com o que está incluso na taxa de royalties, mas, geralmente, os franqueados pagam valores entre 1% e 30% sobre o faturamento bruto à rede franqueadora.
Taxa de propaganda e promoção
“A propaganda é a alma do negócio” — esse ditado é antigo, mas é válido para todo e qualquer tipo de empresa. Com a franquia não é diferente, então, para que ela se mantenha forte e competitiva no mercado, é necessário investir em propaganda e marketing.
Assim como em outras franquias, as propagandas da GiOlaser e Amo Vacinas são padronizadas para que o modelo de excelência das marcas seja mantido. A franqueadora é responsável por fazer a divulgação de toda a rede. Por isso, uma taxa é cobrada de todos os franqueados para que as campanhas de propaganda e marketing sejam feitas ao longo do ano.
O valor da taxa varia de acordo com a rede e algumas marcas cobram um valor fixo, já outras, uma porcentagem sobre o faturamento de cada unidade. De acordo com o Portal do Franchising, o valor da taxa de publicidade varia entre 2% e 5% do faturamento bruto das franquias.